AVES NO SEU QUINTAL
Podemos atrair as aves para nosso quintal de modo a desfrutarmos da presença delas, seja colocando comedouros com frutas, sementes, bebedouros para beija-flores ou colocando plantas que irão atrair diferentes espécies. Obviamente que o número de aves a visitá-lo dependerá também de onde você mora, mas mesmo em áreas urbanas as aves estão presentes. No início de 2014 me mudei para a região serrana de Macaé (Sana), local com muita área verde e naturalmente com grande incidência de diferentes espécies de aves. Em meu quintal de aproximadamente 800 m² fiz a experiência de registrar durante um ano todas as espécies que apareciam por aqui – excluindo os quintais vizinhos – e nesse período registrei 94 espécies diferentes. Sanhaços, sabiás, pica-paus, saíras, beija-flores (12 espécies diferentes), canário-da-terra, tiês, gaturamos, maracanãs, periquitos, cambacicas, corujas entre outros que visitam com frequência os comedouros e as árvores frutíferas. O movimento varia dependendo da época do ano, diminuindo no verão e aumentando bastante no inverno, quando fazem uma verdadeira farra com grande número de indivíduos.
COMEDOURO
Basta uma árvore ou uma simples base de madeira onde se possa colocar uma vasilha com milho picado, canjiquinha e frutas como banana (a preferida deles), laranja, abacate e mamão. Quando o “movimento” aumenta, parece que não há fruta que chegue.
Obs: Caso na vizinhança haja incidência de gatos domésticos, fique muito atento à presença deles no seu quintal e caso apareçam é melhor desativar o comedouro.
BEBEDOURO PARA BEIJA-FLORES
Mesmo se alimentando também de pequenos insetos, o néctar é o principal alimento dessas aves. Os bebedouros atraem os beija-flores de forma imediata (também Cambacicas) e você irá perceber que um deles irá “tomar conta” do bebedouro (ou de vários) e irá expulsar outros indivíduos que tentem chegar perto. Embora pequenos, são valentes e esse comportamento de “dominância” da fonte de alimento é característica de algumas espécies da família dos beija-flores (troquilídeos), sendo ideal espalhar alguns bebedouros pela área externa da casa e em locais distantes e/ou escondidos um dos outros. Não se esqueça de evitar que o bebedouro fique exposto diretamente ao sol, pois com o aquecimento da água o açúcar irá fermentar.
Uma dúvida ou afirmação recorrente é sobre a questão de garrafinhas para beija-flores, onde as mesmas poderiam causar fungos nas aves e ocasionar doenças, levando-as a morte. Trata-se de um mito ou conclusão sem comprovação científica e quem pretende atrair beija-flores com bebedouros deve se preocupar com a correta formulação da solução açucarada e com a higiene deles. Lavá-los diariamente com uma escova (daquelas que lavam mamadeiras) e periodicamente desinfetá-los através de imersão por 30 minutos em uma mistura de 1 litro d’água com uma colher de sopa de água sanitária. Para a solução do bebedouro a ser oferecida às aves, a mistura correta é na proporção de 1 de açúcar (cristal) para 4 de água, ou seja, ao preparar a mistura num copo, 20% será de açúcar e 80% de água.
Certamente o bebedouro irá atrair também insetos como pequenos marimbondos e abelhas nativas (a maioria sem ferrão), que não deixarão que os beija-flores cheguem para beber. O ideal é usar um repelente natural à base de citronela para espantá-los, sem trazer problemas para as aves.
Abaixo algumas plantas que produzem néctar e são indicadas para atração dos beija-flores para seu quintal. O plantio das mudas pode ser feito mesmo em locais pequenos ou – dependendo da espécie – até em vasos. E ainda são bonitas.
Grevílea-anã (Grevillea banksii)
Brinco-de-princesa-arbóreo (Schotia brachypetala)
Fruto-do-sabiá ou marianeira (Acnistus arborescens)
Escova-de-macaco (Combretum fruticosum)
Camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
Malvavisco (Malvaviscus arboreus)
Cambará (Lantana camara)
Bananeira-do-mato (Heliconia rostrata)
PLANTANDO ÁRVORES
Caso more numa casa com quintal e queira plantar suas mudas, espécies como a jabuticaba, abacate, ameixa amarela, jambo e manga são muito apreciadas pelas aves, mas irão demorar algum tempo até começarem a produzir. Amora, fruto-do-sabiá e goiaba produzem mais rapidamente e são bem indicadas, principalmente o fruto-do-sabiá – também conhecida como marianeira – que além de seus pequenos frutos serem muito atrativos para muitas espécies, suas flores também atraem diferentes variedades de beija-flores.
Mas tenha sempre em mente se o local do plantio é adequado para uma árvore de grande porte como manga e jambo, por exemplo. Sempre bom analisar a espécie pretendida e estudar a distância de edificações ou mesmo encanamentos, fossas etc. Muitas árvores tem raízes agressivas e um plantio sem os devidos cuidados pode gerar problemas futuros. Tenha em mente também que irão cair folhas, frutos e galhos.
PARA MAIS DETALHES, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:
Wiki Aves
http://www.wikiaves.com.br/wiki/comoatrairasaves:bebedouros
Ceo – Centro de Estudos Ornitológicos
http://www.ceo.org.br/jardim/comoatrair.htm