Aves Raras em Macaé

Macaé apresenta cerca de 60 espécies que se encontram em listas de aves ameaçadas, sendo que esse status ocorre em âmbito estadual e/ou nacional. Elas são classificadas como VULNERÁVEL ou EM PERIGO ou AMEAÇADAS, que são aquelas espécies que apresentam preocupante situação de risco de extinção para o Estado do Rio de Janeiro e/ou para o Brasil.
Temos ainda as QUASE AMEAÇADAS ou PROVAVELMENTE AMEAÇADAS, para as espécies que estão num estágio de risco um pouco abaixo, porém próximo ao nível mais crítico.

Essas listas vermelhas são elaboradas pelo Ibama, pelo IUCN, órgão internacional que significa "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais", além da lista do Estado do Rio de Janeiro elaborada pela UERJ. Das aves que aqui ocorrem e que infelizmente figuram nessas listas, podemos citar dentre eles:

- Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha)
- Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus)
- Águia-cinzenta (Urubitinga coronata)
- Apuim-de-costas-pretas (Touit melanonotus)
- Pixoxó (Sporophila frontalis)
- Cigarra-verdadeira (Sporophila falcirostris)

Infelizmente tanto o Pixoxó (Sporophila frontalis) quanto a Cigarra-verdadeira (Sporophila falcirostris) ainda são alvo de caçadores e passarinheiros, o que contribui para aumentar o risco de extinção dessas espécies.
 

 



Todas as fotos (*), Layout e conceito do website por Paulo Renato M. Tinoco
(*) Exceto aquelas fotos que vierem acompanhadas do nome do autor.
2013 - Todos os direitos reservados