Equipamentos

     Para um levantamento de avifauna - seja em Macaé ou em qualquer outro lugar - é importante que se faça a devida documentação, ou seja, alguma comprovação efetiva do registro das espécies, que pode ser feito através de fotografia, gravação de áudio e vídeo. Em algumas situações também é levado em consideração os registros visuais, mas para esse trabalho preferi considerar apenas os formatos citados que gerassem prova documental do registro.
     Um aparelho GPS também é utilizado, pois auxilia na marcação de rotas, conhecimento de limites geográficos e altitude de um determinado local pesquisado. Através do software Google Earth, podemos saber com precisão todos os limites de Macaé com as cidades circunvizinhas, de modo a assegurar a confiabilidade de que um registro apontado esteja efetivamente dentro da área do município. O software é utilizado também para planejar as saídas de campo e sua respectiva rota.
     Imprescindível para os trabalhos em campo do uso de perneira de modo a se proteger de uma eventual picada de serpente. Repelente contra insetos é item obrigatório, embora dependendo do local ou até mesmo do dia, não há a necessidade de seu uso. Uma faca ou facão também podem ter sua utilidade. 


Meus equipamentos:

Máquina Canon 7D e Canon G16
Lente Canon 100-400 IS
Flash Canon 580 EX-II
Gravador Tascam DR-40
GPS Garmin Etrex 20
Ipod 4 + Caixas amplificadas via Bluetooth
Binóculo Vanguard 8 x 42



Todas as fotos (*), Layout e conceito do website por Paulo Renato M. Tinoco
(*) Exceto aquelas fotos que vierem acompanhadas do nome do autor.
2013 - Todos os direitos reservados