Projeto Aves de Macaé e Projeto Chauá firmam parceria



T
roca de informações sobre o papagaio Chauá ajudará no conhecimento local da espécie 
 
O Chauá (Amazona rhodocorytha) é um papagaio endêmico do Brasil, ocorrendo em ambiente de Mata Atlântica e restrito a alguns poucos estados do país. Infelizmente, está em risco de extinção graças à degradação constante de seu ambiente, figurando na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do IBAMA e aparecendo também de forma global na Lista Vermelha da IUCN (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Para tentar reverter esse status – incluindo também outras espécies de psitacídeos – foi criado pelo ICMBio o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios), sendo o PROJETO CHAUÁ encarregado de trabalhar especificamente com o Chauá. Um dos objetivos do PROJETO CHAUÁ é buscar um maior conhecimento da espécie na região, visando mapear sua distribuição atual e estimar o tamanho e status populacional da espécie.

Em sua passagem por Macaé, pude fazer contato com a equipe do PROJETO CHAUÁ e foi firmada parceria com o PROJETO AVES DE MACAÉ para troca de informações, já que a espécie ocorre em nossa cidade, assim como em alguns municípios circunvizinhos. Desde 2009 planilhando dados sobre as aves de Macaé, pude passar para a equipe todas as informações obtidas sobre o Chauá desde então. Locais de ocorrência e suas respectivas coordenadas, data dos registros, número de indivíduos, horários de avistamento, movimentação, alimentação e etc.

Torço para que o trabalho possa de forma efetiva conseguir o entendimento da dinâmica da espécie pela região e que isso possa gerar ações futuras que melhore os fatores que garantam sua sobrevivência e expansão populacional. Certamente esse processo exigirá a colaboração de todos, incluindo o poder público municipal, os proprietários rurais e moradores de nosso município. Só assim, em conjunto, conseguiremos manter nossas florestas e desestimular a criação em cativeiro dos papagaios retirados da natureza como animais de estimação.

Qualquer informação ou fotos sobre o papagaio Chauá em vida livre ou mesmo em cativeiro entre em contato com a equipe do PROJETO CHAUÁ através dos canais abaixo:

E-mail: projetochaua@fundacaoneotropica.org.br
Página: www.facebook.com/expedicaochaua

Paulo Tinoco



Todas as fotos (*), Layout e conceito do website por Paulo Renato M. Tinoco
(*) Exceto aquelas fotos que vierem acompanhadas do nome do autor.
2013 - Todos os direitos reservados